6 dicas para preservar o meio ambiente

O que aquecimento global é uma realidade e já estamos sofrendo as consequências dele. Ondas de calor fora de época, tormentas, ciclones, inundações, tudo isso é consequência da deterioração do meio ambiente. Por isso, é nossa responsabilidade fazer o que estiver ao nosso alcance para minimizar os efeitos do aquecimento global sobre nossas vidas.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso. Pequenas atitudes podem mudar o mundo.

1. Reduza o consumo de plástico

Você já dever ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário.

2. Reduza o consumo de áfua

Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.

3. Reduza o consumo de energia elétrica

Evite o consumo exagerado de energia elétrica, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.

4. Evite andar apenas de carro

Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.

5. Compre apenas o necessário

A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.

6. Reutilize, reaproveite e recicle

Recicle tudo que puder! Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

Veja Mais
Responder
Como podemos te ajudar?
Cursinho Maximize
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?