18 lugares em São Paulo para quem ama livros

1. Museu da Língua Portuguesa

Como o nome sugere, o museu conta a história da língua oral e escrita no país. Além do acervo, o museu conta com exposições temporárias de alto nível.

2. Casa das Rosas

Localizada em um casarão no meio da Avenida Paulista, é um espaço dedicado à literatura, em especial a poesia. Com apresentações e saraus, é um dos destinos mais interessantes da cidade.

3. Casa Guilherme de Almeida

Localizada no Pacaembu, a casa conserva a história de Guilherme de Almeida, poeta, tradutor, dramaturgo e jornalista. Embora desconhecido do grande público, foi importante na Revolução de 32.

4. Cooperifa

Fundado em 2001, o espaço é um Sarau de Poesias localizado no Jardim Guarujá, Zona Sul. Uma grande referência em cultura de periferia acontece todas as quartas-feiras.

5. Biblioteca de São Paulo

Com mais de 30 mil itens em seu acervo, a biblioteca localizada no Parque da Juventude (antigo Carandiru) é um prato cheio para o leitor paulistano.

6. Reserva Cultural

Localizado no prédio da Gazeta na Avenida Paulista, conta com lanchonete, salas de cinema, e uma livraria dedicada ao cinema, fotografia e artes plásticas.

7. Biblioteca Mário de Andrade

Considerada a maior biblioteca pública da cidade, foi fundada em 1925 e reinaugurada em 2011, quando tornou disponível ao público áreas de consulta das coleções fixas e um auditório.

8. CCSP

O Centro Cultural de São Paulo conta com quatro pavimentos, diversas bibliotecas, musicoteca e gibiteca, sendo um dos espaços culturais mais democráticos da cidade.

9. Quarteirão da Palavra

O trecho da rua Pedroso de Morais entre as ruas Inácio de Pereira e Cardeal Arcoverde é conhecido por sua grande variedade de sebos. Vale a pena a visita.

10. Livraria Cultura

Uma das redes de livraria mais conceituadas do Brasil, conta com diversas unidades em São Paulo, com uma programação de shows e palestras, com destaques para a unidade do Conjunto Nacional.

11. A Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade

A casa onde viveu o ícone modernista hoje é um espaço de cursos, saraus e palestras, localizada na Barra Funda.

12. Instituto Goethe

O Instituto Goethe São Paulo é responsável por diversos eventos culturais que apresentam o intercâmbio com a cultura alemã. Conta com várias atividades, aulas e certificados.

13. Centro Universitário Maria Antônio

Palco de confrontos durante a ditadura militar em 1968, o Centro Universitário Maria Antônio hoje contempla uma vasta biblioteca e recebe palestras e exposições.

14. Cemitério da Consolação

O primeiro cemitério público de São Paulo é uma exposição a céu aberto. Lá estão enterrados nomes como Oswald e Mario de Andrade, Tarsila do Amaral e dona Olívia Penteado.

15. Faculdade de Direito da USP

Fundada em 1927, foi por muitos anos a única faculdade de humanas da cidade, sendo responsável por formar nomes como Castro Alves, José de Alencar e Hilda Hilst.

16. Sebo Desculpe a Poeira

O sebo é composto basicamente pela biblioteca particular do jornalista Ricardo Lombardi, que começou o negócio em 2007 se desfazendo de sua coleção pessoal.

17. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Localizada na Cidade Universitária, foi criada em 2005 depois que o bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita doaram o acervo para a USP. São 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.

18. Livraria da Vila

Localizada na Vila Madalena, é uma referência em literatura e debates literários na cidade. Possui lojas nos Jardins, Moema e nos shoppings Higienópolis, JK Iguatemi e Cidade Jardim.

Veja Mais